Quero aderir ao veganismo. E agora?

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 5 de abril de 2021 por


Quero aderir ao veganismo. E agora?

O número de pessoas adeptas a uma dieta sem alimentos de origem animal tem crescido nos últimos anos. No Brasil, 14% da população se declara vegetariana e 8% vegana, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira. O primeiro passo para se tornar vegano é mesmo cortar todo e qualquer alimento de origem animal. Mas o veganismo vai muito além da alimentação. Quando uma pessoa decide se tornar vegana, ela corta de sua vida, na medida do possível, qualquer forma de exploração animal, seja ela no vestuário, em testes, na composição de produtos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. O veganismo está muito mais ligado a um estilo – ou escolha – de vida do que uma simples dieta e se você está prestes a seguir por esse caminho, saiba que é importante ter alguns pontos em mente.

Do vegetarianismo ao veganismo

Quem pretende se tornar adepto do estilo de vida vegano, em geral, trilha um caminho que se inicia no vegetarianismo. E até mesmo dentro dele há etapas que podem ser avançadas até que se chegue ao vegetarianismo estrito – que costuma ser o primeiro passo para o veganismo. Entenda os tipos de vegetarianismo:

Veganos têm deficiência de proteína?

Certamente você já ouviu “E a proteína?” em algum momento da vida quando disse que não comia carne. Fato é que ninguém se preocupa com seu consumo de proteína até você dizer que não come alimentos de origem animal. O que pouca gente sabe, no entanto, é que há muitas outras possibilidades igualmente ricas em proteína no mundo vegetal. Confira os principais alimentos, de acordo com a Associação Brasileira de Veganismo:

Da alimentação ao estilo de vida vegano

Se você já deu o primeiro passo e cortou produtos de origem animal da dieta, mas quer seguir o caminho lutando pelo fim da exploração animal, atente-se aos detalhes:

Ser vegano é pensar nos animais em primeiro lugar em todas as suas escolhas. O veganismo foi criado por causa da exploração dos animais nas indústrias. Em todos os países do mundo, animais em todas as áreas são explorados sem a mínima consciência ética ou respeito pelas poucas leis que serviriam para poupá-los do sofrimento.

É possível ser saudável

O mercado oferece inúmeras opções veganas hoje em dia, então é possível, sim, ser saudável sem consumir produtos de origem animal. Há várias marcas de leite vegetal fortificado e pratos prontos congelados ou enlatados que você pode escolher. Sem contar na infinidade de verduras, legumes e oleaginosas à sua disposição. Com as substituições adequadas e, principalmente, acompanhamento médico e nutricional, você descobre inúmeras possibilidades e adaptações de receitas igualmente saborosas. Se está em uma fase de transição para o veganismo, não deixe de se consultar com profissionais e fazer exames regulares que certifiquem seu estado de saúde.

Nutrientes aos quais deve-se ficar alerta!

Todos os nutrientes encontrados em alimentos de origem animal, como ferro, cálcio, ômega 3 e vitamina B12 também estão disponíveis no mundo vegetal (alguns deles em forma de suplementação, é verdade). Você só precisa saber a quantidade diária necessária de consumo e encontrar possibilidades de combinações. Por isso é tão importante ter um acompanhamento nutricional do começo ao fim.

Quer saber onde encontrar os principais nutrientes?

Ferro: folhas verde-escuras (agrião, couve, cheiro-verde, taioba), leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha), grãos integrais, as oleaginosas (nozes e castanhas), melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.

Cálcio: folhas verde-escuras, oleaginosas, leguminosas, brócolis e algumas frutas (açaí, banana, mamão).

Ômega 3: nozes, castanhas, amêndoas, linhaça, girassol, soja, abacate, óleo de canola e azeite.

Vitamina B12: alimentos de origem animal (como ovo de galinha, peixes, carnes, fígado e produtos lácteos) são ricos nesse nutriente. Por isso mesmo, a melhor forma de contar com a vitamina B12 na dieta vegetariana, é fazer suplementação nutricional.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre dicas de saúde e bem-estar? Veja outros conteúdos semelhantes em Minha Saúde.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.