Torne a atividade física um hábito

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 10 de abril de 2018 por


Para muitas pessoas praticar atividades físicas com regularidade é quase um sacrifício, ainda mais se o tempo for curto. Quem nunca se matriculou na academia e abandonou as aulas de ginástica após algumas semanas? Você provavelmente conhece alguém que já fez isso ou até mesmo já o fez, não é mesmo? Pois bem, essas situações são mais do que comuns e elas podem ser modificadas por meio de uma simples medida: substituição de hábitos.

Levar uma vida sedentária associada a uma alimentação desequilibrada, com pouco tempo de sono e estresse causado pela rotina intensa de trabalho se torna um círculo vicioso. Segundo pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, cerca de 40% da rotina diária é formada por hábitos bons e ruins, que são adotados de forma consciente ou não. Para alterar esse círculo e incluir atividades físicas à rotina, é necessário adotar um plano de ação e reprogramar o cérebro, de acordo com orientações dos cientistas.

Por isso, comece anotando toda a sua rotina diária e qual hábito pode ser substituído pela atividade física. Por exemplo, se você tem o hábito de chegar em casa depois do trabalho e assistir TV comendo salgadinhos ou fast food, você estará ganhando peso e prolongando a sua vida sedentária, certo? Por que não trocar esse momento por 30 minutos de caminhada na companhia de amigos, ou até mesmo optar por praticar uma dança? Você não só ganhará todos os benefícios físicos e mentais da prática de exercícios, como também poderá fazer novas amizades e relaxar.

Na lógica da substituição de hábitos, você encontrou o gatilho para o seu hábito que é chegar em casa, ou até mesmo a presença do tédio que fazia com que você assistisse TV comendo besteiras. Esse hábito foi trocado pela atividade física e como recompensa: relaxamento, novos amigos, sono melhor e perda de peso. A ideia, de acordo com os pesquisadores, é justamente isso: estabelecer uma recompensa para que o novo hábito possa se instalar.

Veja alguns truques que você pode adotar para facilitar o processo:

Não é segredo para ninguém que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além de o corpo liberar endorfina e dopamina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar e prazer, os exercícios ajudam no controle do colesterol, triglicérides, glicemia e pressão arterial. Com a regularidade da prática, não só o seu coração se mantém fortalecido como também os ossos e músculos. Que tal incluir esse hábito saudável em sua rotina?

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.