Transtornos alimentares

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de março de 2015 por


A insatisfação com o próprio corpo e a busca por uma forma física considerada perfeita pela sociedade moderna pode levar a transtornos alimentares graves.
A busca por um corpo perfeito estimula a percepção de que dietas extremas, ou o “fechar a boca” garantem o emagrecimento e a boa forma rápida. Porém, essas atitudes, na maioria das vezes, acarretam muitos prejuízos à saúde.

A alimentação saudável não se caracteriza pela perda de peso ou controle alimentar, mas pela ingestão correta e equilibrada de todos os nutrientes necessários para a manutenção do corpo e suas funções.
Nós somos o que comemos, mas também o que não comemos. A privação de nutrientes, situação bastante comum no caso de alguns transtornos alimentares, pode ocasionar alterações nos órgãos e, muitas vezes, danos irreparáveis.

Os transtornos alimentares mais comuns são a anorexia e a bulimia nervosas, que atingem principalmente as mulheres jovens. As pessoas que sofrem desses distúrbios têm uma visão distorcida do próprio corpo e, por isso, buscam emagrecer a qualquer custo.

Enquanto a anorexia se caracteriza pela privação de comida ou excesso de exercícios, na bulimia há um episódio de “binge”, em que há compulsão de comer seguido de culpa e da tentativa de compensar a ingestão da comida por meio de vômitos ou uso de laxantes. Os dois distúrbios provocam graves danos ao corpo, principalmente ao sistema digestivo.
Além desses dois transtornos, outras doenças relacionadas à alimentação e, principalmente, à vida moderna merecem atenção:

Síndrome do Gourmet

Caracteriza-se pela necessidade acima do normal de comer de forma sofisticada. Quem tem o transtorno se preocupa exageradamente com a compra de ingredientes, a preparação, a apresentação e o consumo dos alimentos, que devem ser elaborados ou exóticos.

Ortorexia

É a obsessão por alimentação saudável, sem química, agrotóxicos ou aditivos. Pode estar relacionada ao transtorno obsessivo-compulsivo e também pode indicar o princípio da anorexia.

Transtorno do Comer Compulsivo

Quem tem esse transtorno apresenta crises em que não consegue parar de comer, ou comem depressa e escondidos.

Distúrbio alimentar relacionado ao sono (Dars)

As pessoas que apresentam esse distúrbio comem durante a noite ou madrugada, quando deveriam estar dormindo, mas não se lembram de nada ao acordar. Estima-se que 5% da população apresente esse problema.

Alotriofagia

O que caracteriza esse transtorno é a ingestão de materiais não comestíveis, como cabelo, barro, sabonete, entre outros. É um problema comum na infância e tende a diminuir com a idade.


Síndrome de Prader-Willi

É um problema genético que tem como um os principais sintomas a necessidade involuntária e constante de comer alimentos de alto valor calórico. Também apresenta características como baixa estatura e transtorno de aprendizagem.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.