Lidando com o sentimento da separação conjugal

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 7 de janeiro de 2022 por


O divórcio ou a separação são dolorosos. A situação, para algumas pessoas, pode se tornar tão difícil quanto a morte de um ente querido.

Nesta matéria, destacamos sobre os sentimentos comuns de tristeza e perda que se desencadeiam com as separações e como lidar com essas emoções.

Indo além da perda e da dor

Quem passa por uma separação precisa de força emocional para superar os obstáculos diários. À medida que o tempo passa é natural que podemos avançar alguns passos. Veja algumas dicas úteis para o fortalecimento de quem passou ou está passando por uma separação:

Estabeleça novos objetivos. Nos meses anteriores ou posteriores ao divórcio ou separação, o ideal é se concentrar em metas relacionadas ao fim do casamento, como por exemplo ajudar os filhos a se adaptarem a uma nova moradia. Mais tarde, provavelmente, você desejará estabelecer novas metas, incluindo algumas que não poderia ter alcançado enquanto era casado, como passar mais tempo com seus amigos ou voltar para terminar um curso que deixou de lado.

Perdoe a si mesmo e a seu ex-cônjuge por quaisquer erros cometido. Pode levar muito tempo, às vezes anos. O perdão cura a alma, nos alivia de dores e nos transforma.

Valorize os melhores momentos que passaram juntos e se desta união tiveram filhos, reforce que tê-los foi uma das melhores coisas que vocês fizeram como casal.

Cuide-se para que essa decisão seja fortalecida com o tempo e que seu passado seja visto com gratidão. O tempo é um santo remédio, tudo se ajusta para a nova vida. Seja feliz!

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela lifeworks e validado pela CARE Global Partners Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.