Relacionamentos: seus amigos mantêm sua saúde

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 8 de outubro de 2021 por


Relacionamentos: seus amigos mantêm sua saúde

A maioria das pessoas sabe que uma nutrição adequada, exercícios físicos e check-ups médicos promovem uma boa saúde, mas você sabia que as amizades são igualmente importantes? Estatísticas mostram que as pessoas que desfrutam de relacionamentos saudáveis sofrem menos incidências de câncer, derrame, doença cardíaca e problemas circulatórios. Elas também vivem por mais tempo.

Existem habilidades e estratégias que melhoram a qualidade dos seus relacionamentos, assim como exercícios físicos adequados e uma dieta equilibrada elevam a qualidade da sua saúde física.

Sua rede de apoio

As pessoas que são próximas de você compõem sua rede de apoio social. Diferentes pessoas da sua rede satisfazem diferentes necessidades em uma de quatro categorias:

  1. conselhos ou informações
  2. ajuda material
  3. apoio emocional
  4. companheirismo

Ao criar e manter uma rede de apoio social, procure por pessoas que compartilhem (ou que, pelo menos, não contradigam) seus valores. Amigos não precisam ter convicções idênticas às suas: as pessoas geralmente “concordam em discordar” ou fazem concessões. Quando um membro do seu grupo faz algo que você considera errado, pergunte a si mesmo: “O que meu amigo fez é realmente errado – uma violação dos meus valores e dos valores dele – ou apenas diferente da forma como eu teria agido?”

Embora as opiniões possam variar, grupos que são positivos e acolhedores têm regras que promovem e apoiam:

Um grupo atencioso se mostra preocupado com alguém que está abalado. Um grupo com regras firmes de comunicação permitirá que seus membros saibam o quanto são valorizados. E um grupo com boas regras de gerenciamento do estresse define prioridades, concentra esforços e lida com o estresse de uma maneira descontraída e construtiva.

Como criar uma rede de apoio

Se você acabou de se mudar ou passar por uma grande mudança de vida, como o início de um novo emprego, poderá se ver sem uma rede de apoio. Confira algumas sugestões para se aproximar e encontrar pessoas novas.

Presenteie tempo e atenção. Todos gostam de um ouvido amigo.

Planeje refeições especiais. Convide vizinhos ou colegas que vivem sozinhos para se juntar a você.

Adquira um animal de estimação. Passear com um animal de estimação é uma ótima forma de explorar sua região local e conhecer novas pessoas.

Entre para um clube ou grupo. Conecte-se com indivíduos que compartilhem interesses em comum.

Torne-se voluntário de uma organização em necessidade. Você conhecerá pessoas novas com interesses comuns e prestará um serviço relevante para a sociedade.

Encontre conforto entre amigos e familiares.

Sua família pode ser um ótimo grupo de apoio, caso vocês compartilhem um relacionamento positivo, mas frequentemente não conseguimos nos comunicar de forma eficaz com nossos entes queridos. Ao mesmo tempo, os amigos podem ser incrivelmente importantes, pois eles são as pessoas que você escolheu manter próximas. Mantenha ambas as redes de apoio com estas dicas:

Reserve tempo. Passe tempo com seus amigos e familiares. Não deixe de reservar tempo para desfrutar de bons momentos.

Demonstre interesse. Ouça e ofereça apoio a todos os seus interlocutores. Tente fazer as coisas em conjunto, para mostrar que você se importa.

Respeite as diferenças dos outros.  Tente falar de forma respeitosa sobre a opinião e os interesses dos outros, e faça perguntas para mostrar que você está engajado e dedicado àquilo que importa para a pessoa.

Cumpra sua palavra, mesmo em questões triviais. O que pode ser apenas um pequeno detalhe para você pode significar muito para outra pessoa.

Permita que os outros se destaquem. Quando for a vez de outra pessoa ficar sob os holofotes, levante-se e aplauda, mas não se intrometa.

Seja sincero, mas demonstre tato. Faça críticas somente quando solicitado.

Deixe que os outros tenham a última palavra. Você talvez poderia complementar a história deles, mas deixe para a próxima vez.

Assim como tudo mais, estabelecer relacionamentos saudáveis exige esforço. E também requer ações firmes. Mesmo com a melhor das intenções, às vezes é tentador simplesmente deixar tudo acontecer naturalmente. A chave para relacionamentos bem-sucedidos está na tomada de providências.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.